O QUE É COMPLIANCE NAS EMPRESAS, E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
O conceito de compliance visa gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da empresa, minimizando os impactos financeiros, legais e de imagem ocasionados por fatores como:
>Ausência de orientações normativas;
>Desalinhamentos às legislações aplicáveis;
>Falta de ferramentas preventivas adequadas;
>Falhas na gestão de processos;
>Operações sem um estruturado sistema de informação.
O que é compliance nas empresas?
To comply, em inglês, é um verbo que significa estar de acordo com a regra, o que explica grande parte do conceito. No caso, o significado do termo compliance tem relação com a conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação e legislações.
Dessa forma, esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar. E, adequando-se ao compliance, suas atividades estarão em plena conformidade com as normas reguladoras e leis aplicadas aos seus processos.
É preciso refletir e aprimorar a gestão, ajustar a forma como as informações são tratadas e como as pessoas se comportam no dia a dia. Isso contribui para alcançar nível de excelência em compliance independentemente do segmento de atuação e tamanho da empresa.
Saiba mais sobre o assunto em www.contabilidadepaizao.com.br/informativos-semanais
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